Um vídeo de apresentação é engajante, impactante, possui alto valor percebido e não demora mais do que promete. Qualquer que seja seu objetivo, esta é a maneira mais eficaz de consegui-lo. Para aprovar um novo projeto interno, apresentar uma solução a potenciais clientes, levar a sua descoberta a um Congresso e assim em diante, siga as nossas dicas abaixo e saiba como fazer um vídeo que gere resultados!

 

Comece pelo público

Ao planejar um vídeo de apresentação, a primeira pergunta a ser respondida é qual público será prioritariamente atingido. Afinal, seu cliente precisa de um tratamento diferente do que você dá ao público interno, por exemplo. Não se trata apenas de quais informações serão usadas nas apresentações, mas o modo como essas informações são tratadas. Clientes podem se interessar mais por narrativas ou em como o produto vai fazer a diferença em suas vidas, enquanto o público interno quer entender, de uma maneira mais objetiva, os resultados que a empresa entregou e deverá entregar no futuro. São pontos de vista realmente diferentes!

É comum também a produção de vídeos de apresentação “híbridos”. Ou seja, como não é tão simples fazer vídeos de apresentação para cada um dos públicos, pode ser interessante a produção de um vídeo que atinja vários públicos, e esse material ser usado para introduzir diferentes apresentações. Após a exibição do vídeo, temas específicos podem ser abordados da maneira tradicional.

 

Vá direto ao ponto

Nunca foi tão importante falar pouco e dizer muito como atualmente. Por isso o vídeo, de cara, oferece uma grande vantagem: encurtar de maneira significativa apresentações que em geral são longas e até cansativas. Lembre-se: atenção e tempo são recursos escassos. Veja o depoimento de Ivan Martins, cliente para o qual realizamos a apresentação do início deste artigo:

IVAN:
“Precisávamos fazer uma apresentação para aprovar projeto habitacional de 6.000 unidades no Ministério das Cidades. Caso fôssemos apresentar de outra forma, precisaríamos provavelmente de 60 minutos, sem a garantia de ficar bom. Nosso projeto foi aprovado, sendo o vídeo [duração na casa de 13 minutos] peça fundamental na aprovação. Ficamos muito satisfeitos.”
Ivan Martins – Cidade Jardim Fortaleza (CE) 

 

Cause impacto

O simples uso de um material profissional em vídeo já faz a audiência olhar para o conteúdo da apresentação com outros olhos, pois vídeos possuem alto valor percebido. Porém é possível ir além. Para resultados máximos é importante usar recursos que são próprios do vídeo, como animações, gravações, entrevistas, trilha sonora e assim em diante, de modo que o material cause efeitos na audiência que de outra maneira praticamente não seriam possíveis.

Pense, por exemplo, que você tem a oportunidade de fazer tocar uma trilha sonora especialmente produzida e definir assim o humor do ambiente. Ou que você pode mostrar a entrevista com um formador de opinião conferindo autoridade ao seu argumento. Ou que uma animação pode mostrar por dentro do seu produto como ele funciona. Há uma miríade de possibilidades. São recursos de impacto que causam efeitos valiosos.

 

Chegue cedo

Se você for passar um vídeo de apresentação ao vivo, verifique os recursos do local e chegue um pouco antes para confirmar se está tudo conforme o combinado. Será necessário apagar as luzes? O volume do áudio é adequado? O computador do local tem um software que lê o seu vídeo? Se o material estiver no YouTube, é possível acessar a internet? Não deixe seu público esperando!

 

Conte uma história

Fatos e dados são esquecidos com bastante rapidez se forem apresentados de maneira solta. Sendo possível, é interessante criar uma narrativa, seja de um personagem real, um mascote fictício ou a história de um problema ou da própria empresa. A lembrança da marca vai ficar por muito mais tempo na memória dos espectadores. Além disso, ao apresentar essa história, é interessante ilustrar os pontos de uma maneira visualmente interessante, seja por imagens, gráficos ou animações, aumentando ainda mais o impacto e o nível de lembrança da apresentação em vídeo.

 

Termine com um chamado para ação

Apresentações normalmente possuem um objetivo específico, ou uma ação que se espera da audiência. Uma das principais dicas ao fazer um vídeo de apresentação é de fato chegar ao objetivo ao final do vídeo, deixando um convite persuasivo — doe, invista, compre, acesse o site, assine a petição, cadastre-se, inscreva-se e assim por diante. Pense no seu vídeo de apresentação como um tour: ao final, o público conhecerá o produto, a empresa, os valores, enfim, tudo que precisa saber sobre o tema — é então hora de fazer alguma coisa a respeito!

 

 

fonte: matildefilmes